Guia para sessão recém nascido

Queridos papás:

Muitas felicidades pela chegada do vosso bebé. Estou ansiosa por conhecê-lo!

Dentro de poucos dias vamos realizar a nossa sessão fotográfica e aqui deixo algumas sugestões que ajudarão a fazer dela um sucesso. Conto com a vossa ajuda?

MANTER O BEBÉ ACORDADO ANTES DA SESSÃO

Se fizerem este passo irá resultar em sessões mais rápidas e com imagens mais variadas. Uma sessão com um bebé sonolento pode ser feito em cerca de 2h, no entanto, com um bebé desperto pode demorar mais do dobro e resultar numa menor variedade de imagens. É mesmo muito importante que o bebé esteja com sono, pois não é possível colocar um bebé acordado na maioria das poses que vêm nas imagens. Tenham em atenção que mesmo que o vosso bebé coma e durma o tempo todo em casa, no estúdio ele vai estar num ambiente diferente, sem roupa e vou tocar e mover frequentemente. Isso vai deixá-lo mais desperto e estimulado. Devido a isso pode fazer com que seja necessário mamar com mais frequência. Daí a importância de o manter acordado antes da sessão.

 O ideal seria cerca de 1h a 1:30h. Isso pode ser um grande desafio. Coisas que ajudam:

colocar o bebé em fralda ou body em cima da cama e  deixar que se mova e espreguice livremente, mudar a fralda, dar banho, massajar com creme, falar com ele, etc.

Provavelmente não o vão conseguir manter acordado durante a viagem para o estúdio, mas se conseguirem que esteja em casa antes da viagem já é uma grande ajuda.

ALIMENTAR O BEBÉ NO ESTÚDIO

Se a hora de mamar for próxima da hora da sessão, recomendamos que , dentro do possível, tentem que o bebé chegue pronto a fazer uma refeição aqui ao chegar. Se tiverem tido sucesso na recomendação anterior, tudo o que o bebé precisa é de mamar até estar saciado para dormir profundamente nas horas seguintes, permitindo transitar de poses sem interrupções.

Se o bebé mama e toma leite em fórmula, ou se fazem extracção de leite materno, sugerimos que tragam leite extra pois pode ser uma solução rápida e eficaz, em caso de necessidade, de manter o bebé calmo e saciado.

A sessão dura em média 2:30h, mas pode prolongar-se por mais tempo. No estúdio tenho sempre à disposição, café, água, bolachas, mas sugiro que tragam algo mais para comer e para passar o tempo. Também recomendo que  evitem ter outros compromissos nesse dia, dada a duração imprevisível da sessão.

Durante toda a sessão o bebé está ao meu cuidado, por isso aproveitem para assistir comodamente e relaxar. A vossa ajuda será sempre solicitada quando necessário.

No estúdio estará muito calor. A temperatura tem que permitir que o bebé esteja confortável sem roupa. Geralmente ronda os 27 graus. Por isso tragam roupa bem fresca e confortável e uma agasalho para quando saírem.

Idealmente a roupa para fotografarem com o bebé deverá ser uma roupa extra.

O QUE TRAZER?

Fraldas de pano para limpar se o bebé bolsar, uma muda de roupa extra, fraldas descartáveis (com extras ) toalhitas, creme hidratante, soro fisiológico e compressas para limpeza de olhos ou coto umbilical em caso de necessidade, e o resto das coisas habituais que andam no saco do bebé. O estúdio está equipado com uma variedade de acessórios para usar na sessão, por isso não é necessário que tragam nada de casa com esse fim.

TRAGAM CHUPETA

Por favor tragam chupeta, mesmo que o bebé habitualmente não lhe pegue, ou que tenham tomado a decisão de não lha dar. Respeito sempre a vossa opção, mas a experiência mostra que é uma ferramenta por vezes fundamental. Já “salvei” muitas sessões difíceis com a ajuda dela. É uma situação pontual, e por um período de tempo limitado. Acredito que não irá afectar ou alterar a alimentação do bebé.

PEDIDOS ESPECIAIS

Se gostariam de algo específico, ou se quiserem algum conjunto de cores ou acessórios específico, por favor avisem, pois a sessão é preparada antecipadamente. Dessa forma garanto uma melhor gestão do tempo da sessão e que todos os artigos estão prontos e em perfeitas condições para serem utilizados

CUIDADOS EM TEMPOS DE COVID 19

Vivemos tempos diferentes e para tal terei cuidados especiais. Já existia uma limpeza e desinfecção do espaço e mantas e neste momento tudo isso continua a ser feito e reforçado. Deixo 48h de intervalo entre sessões e todas as coisinhas que o bebé irá tocar ou vestir irá ser limpo e desinfectado, as coisas que não possam ser lavadas ( como fitinhas ou bonequinhos ) irão ser pulverizadas com alcóol. 

Para entrar no estúdio peço que descalcem os sapatos, desinfectem as mãos e venham de máscara. Os pais apenas devem tirar a máscara para as fotos de família. Eu também estarei de máscara todo o tempo e com roupa apenas para uso no estúdio.

FOTOS DE FAMÍLIA

A sessão incluí sempre fotos de família, aliás, a família é o grande foco desta sessão por isso uma parte  da sessão é dedicada às fotos com os pais. O meu propósito é ter sempre imagens clean e intemporais, por isso é muito importante a roupa ser de cores neutras e suaves, com peças lisas e sem estampados ou letras.

Para o pai algo de manga curta , t-shirt/polo ou camisa clara  (beje, branco, cinza, azul clarinho ) sem logos ou marcas muito visíveis.

Para a mãe tenho alguns vestidos de maternidade que poderão usar, se quiserem trazer de casa  sugeria vestidos lisos e fluidos e sem mangas compridas. 

Por favor, remova o verniz das unhas ou use uma cor neutra e discreta, cabelos e maquilhagem não são obrigatórios, mas é bom sentir-se o melhor possível. No escritório ao lado do meu estúdio existe um espaço de maquilhagem da qual tenho parceria e que tem preço especial para as minhas clientes (25€ com threading de sobrancelhas) . Se pretender este serviço é necessário marcação prévia.

Se quiser também pode trazer os seus artigos pessoais e arranjar-se aqui no estúdio enquanto trabalhamos com o bebé.

Sei que nesta fase a maior parte das mulheres fica muito consciente em relação ao seu aspecto ou à sua forma física.

 Confie na minha experiência profissional e não se preocupe. Se está preocupada com a barriga que ainda se nota, pode ficar tranquila, a maior parte das fotos é enquadrada de peito ou cintura para cima.

Por favor, evitem trazer acompanhantes, pois este tipo de sessão em particular requer um ambiente calmo e concentrado e o espaço é limitado para acolher confortavelmente várias pessoas durante um período tão longo.

Agradeço a vossa compreensão.

 

Por favor, tentem ser pontuais, para usufruir ao máximo do tempo destinado à vossa sessão. Esta vai ser provavelmente das primeiras saídas de casa com o bebé. E se este é o vosso primeiro filho pode ser muito difícil conseguir fazer a gestão dos horários, porque tudo gira em torno das necessidades do bebé, tudo é novo, e há sempre imprevistos na hora de sair.

Sugestões que podem ajudar : no dia da sessão deixem 30m a 1h de margem para imprevistos (parece muito, mas com um bebé não é ), preparem o saco do bebé e a roupa que querem trazer na véspera, consultarem a morada e o itinerário na véspera (especialmente se vem de longe )

Qualquer dúvida sobre estas sugestões, não hesitem em contactar. 

Muito obrigada pela vossa atenção e colaboração.

Até breve

Marta

MORADA

Avenida da República, 1226, 3ft

4430-201

Vila Nova de Gaia

 

LOCALIZAÇÃO

Uns metros mais abaixo do El corte Inglês.

Tem estacionamento no pingo doce  ou do outro lado da avenida estacionamento pago.

CONTACTO : 912259490

Se chegou até aqui já conhece o meu estilo e portfólio. As minhas sessões não envolvem poses muito complicadas, prefiro fotos descontraídas e embrulhadinhos. Vejam aqui alguns exemplos.

Menu